Aveiro: Autarquia congratula Universidade de Aveiro pela abertura do Curso de Medicina.

2024-05-17 16:02

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro (CMA) congratula a Universidade de Aveiro (UA), pela aprovação do Mestrado Integrado em Medicina, pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Ribau Esteves recorda todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos, sublinhando que “lutámos muito para que este dia pudesse ser uma realidade".

"Em primeiro lugar quero congratular a Universidade de Aveiro, o seu Reitor e o seu Vice-Reitor Prof. Artur Silva, por esta conquista muito importante, com o simbolismo de ter acontecido no exato ano em que a Universidade celebra os seus 50 anos de vida. Relembro que a CMA assinou um memorando de entendimento em outubro de 2016, denominado «Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro», com a UA, a ARSC, o CHBV e a UNL, em que um dos objetivos definidos foi a criação do curso de Medicina na UA". 

O autarca realçou o envolvimento de outros parceiros com a ULS.

"Depois, devo sublinhar o papel da Unidade Local de Saúde de Aveiro e do seu Conselho de Administração, liderado pela Dr.ª Margarida França, que pelo trabalho que tem desenvolvido, também na cooperação com a UA, foi também uma peça importante para a conquista deste resultado". 

O autarca destaca o carácter consensual e o envolvimento de calsse política e sociedade civil.

"Por fim, esta é também uma conquista de Aveiro e dos Aveirenses, da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, na qual a CMA se empenhou com a cooperação com a UA e na defesa institucional e pública de um curso de Medicina na UA, constituindo um passo muito importante para concretizarmos o objetivo de qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, que para além de uma nova área de Ambulatório e Consulta Externa, venha a incluir a construção do Centro Académico Clínico, nos terrenos há muito disponibilizados pela CMA".

Realça as considerações vertidas no relatório da Comissão de Avaliação Externa do A3ES.

"Este novo Curso de Medicina da UA assenta num programa moderno estruturado em torno de um currículo em espiral centrado no aluno e é esse o desígnio que a Câmara Municipal de Aveiro está também comprometida em fazer cumprir, sabendo que para o conseguirmos de forma efetiva, é de capital importância a qualificação e ampliação do nosso Hospital”, afirmou Ribau Esteves.