Aveiro: Autarquia confirma existência de documento justificativo da localização do monumento aos Mortos da Grande Guerra.

2021-01-07 09:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro confirma que surgiu um documento justificativo da localização do monumento aos Mortos da Grande Guerra na avenida.

Com a deslocalização da estátua do Soldado Desconhecido para as obras na principal avenida de Aveiro, no âmbito da obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, foi descoberto um documento, datado de 11 de agosto de 1933, que perpetua os “filhos deste Concelho que foram mortos no campo de batalha da Grande Guerra – 1914-1918, honrando a pátria”, pode ler-se no testemunho.

Esta declaração, assinada, entre outros, pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro à altura, Dr. Lourenço Peixinho, justifica o erguer do monumento naquele local para “que aos vindouros” pudessem lembrar “os seus entes queridos”.

Com a relocalização do monumento em curso para o cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Conselheiro Luís Magalhães, a autarquia já prometeu lavrar um novo documento que dará nota da relocalização e que será depositado no interior da estátua juntamente com o documento de 1933.

A estrutura liderada por Ribau Esteves explica que se trata de manter viva “a história, a memória e a honra” dos concidadãos (com áudio).