Aveiro: Autarquia apresenta programação especial para celebrar feriado municipal.

2021-05-01 12:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro prepara a celebração do Feriado Municipal com programa alargado.

Eventos de 7 a 16 de maio destacando-se, como habitualmente, a Sessão Solene e a Eucaristia na Sé de Aveiro em honra da Padroeira Santa Joana, no dia 12 de maio, quarta-feira.

Da programação destaca-se a apresentação da obra de Fernando Gautier Neto, “O Municipalismo entre os Séculos XIV e XVIII sob o olhar dos acordos da Câmara de Aveiro 1555-1556”, no dia 7 de maio, quarta-feira, pelas 18h00 no ATLAS Aveiro.

No dia seguinte, 8 de maio, a CMA realiza uma Cerimónia de Homenagem a Maria Champalimaud Duff, com a eucaristia em sua homenagem, pelas 08h30, seguida da romagem ao seu túmulo e descerramento da placa toponímica.

Champalimaud Duff foi Prioresa da Comunidade em Aveiro e Diretora do Colégio de Santa Joana, entre 1884 e 1909.

Na tarde do mesmo dia, o Centro de Congressos de Aveiro recebe a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Aveiro Jovem Criador 2021, a que se segue a visita inaugural à exposição no Museu de Aveiro/ Santa Joana.

No dia 12 de maio, os Museus de Aveiro (Museu de Aveiro / Santa Joana, Museu da Cidade e Museu Arte Nova / Ecomuseu da Marinha da Troncalhada) comemoram o seu tradicional Dia Aberto, com entrada livre para toda a população.

Ao longo de todo o mês de maio, a autarquia promete ainda cerimónias como a assinatura de protocolos com as Associações, a inauguração e a apresentação de projetos e obras.

Este ano, excecionalmente, a comemoração do Feriado Municipal acontece pelas 11h00 do dia 12 de maio, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido do discurso do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e da entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.

Uma hora antes, quando forem 10h00, as torres sineiras de Aveiro (Sé, Paços do Concelho, Vera Cruz, Carmo, Museu de Aveiro / Santa Joana) dão à Cidade um grande concerto de sinos, interpretando a obra de Abel Chaves, “Gaudeamus Cum Campanis Averii”.

A Missa na Sé de Aveiro realiza-se pelas 16h00, enquanto que pelas 17h30, no mesmo local, será apresentado o livro “Memorial de Santa Joana e crónica da fundação do Mosteiro de Jesus”.

No dia 11 de maio, terça-feira, serão inauguradas três exposições. A primeira será pelas 17h30 e trata-se da exposição “Artesãos do Fogo”, uma parceria entre a CMA e a Casa de Lis de Salamanca, que estará patente no Museu Arte Nova até ao dia 3 de outubro.

Será apresentada uma das coleções mais importantes de vidro Arte Nova produzidas nos finais do século XIX e princípios do século XX na região francesa de Lorena, mais concretamente, em Nancy.

Pelas 18h30 será inaugurada a exposição “Armadilhas de Sombra. Esculturas de Isabel Meyreles”, na Galeria da Antiga Capitania, disponível para visita até 25 de junho.

A exposição decorre no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a CMA e a Fundação Cupertino de Miranda para a realização de atividades culturais que promovam a suas coleções museológicas. Este ano a opção recaiu na artista Isabel Meylelles e na apresentação da obra escultórica de cariz surrealista desta artista.

Por fim, às 19h30, será inaugurada a Exposição “Escrito sob o solo. Património arqueológico do Concelho de Aveiro”, no Museu da Cidade de Aveiro. Estará em exposição até ao dia 29 de agosto.

A mostra propõe um percurso por alguns dos principais pontos de interesse arqueológico de Aveiro, numa linha condutora que acompanha a evolução da ocupação humana no território, destacando os resultados já divulgados através do Portal do Arqueólogo.

No dia 14 de maio, pelas 18h30 terá lugar, no Centro de Congressos de Aveiro, o Concerto com Carlão, um espetáculo que havia sido adiado e que está inserido no Festival Montepio “Às vezes o Amor”.

A 14 e 15 de maio, o ATLAS Aveiro recebe as XIV Jornadas de História Local e Património Documental, sob o tema “Aveiro e o Liberalismo: 1820 – 1829. Para este evento a inscrição é obrigatória e deve ser realizada para o e-mail: arquivo.historico@cm-aveiro.pt .

Como é tradição, a 16 de maio, domingo, a CMA comemoração o 193.º Dia dos Mártires da Liberdade, mas este ano, devido à Pandemia, em formato de roteiro digital, com difusão nas redes sociais a partir do Museu da Cidade, pelas 10h00.

Tal como tem sido hábito, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, estará em direto no Facebook do Município de Aveiro, a responder às questões dos Cidadãos, no dia 11 de maio, terça-feira, pelas 21h30, neste caso por ocasião também de celebração do Feriado Municipal.