Aveiro: Autarquia anuncia arranque de obra na antiga EN109 em Cacia.

2020-10-04 19:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A obra de qualificação urbana da Avenida Europa, antiga EN109, no troço entre a Rotunda da Vulcano / Lusavouga e a nova variante de Cacia, junto à The Navigator Company, arranca na próxima semana.

Trata-se de uma nova etapa na qualificação da via num investimento da Câmara Municipal de Aveiro no centro urbano de Cacia no valor de 1.3 milhões que será executado pela empresa Ângulo Recto – Construções Lda.

A obra tem como objetivo principal a adaptação da antiga estrada nacional à vivência citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público.

O projeto prevê a criação de passeios e passadeiras elevadas e a promoção do desvio da circulação de pesados para vias alternativas atualmente existentes.

Será também reformulada toda a rede de iluminação pública, construída uma rede para drenagem de águas pluviais e executada a rede de gás natural.

A autarquia já admitiu proibir, no futuro, a circulação de pesados na via urbana.

A obra terá o seu início no troço entre o cruzamento da Rua Luís de Camões/Rua de Dr. Manuel Dias Ferreira e a nova variante de Cacia e para a sua execução, será necessário proceder a vários condicionamentos e cortes ao trânsito.

A autarquia apela à compreensão dos municípes e anuncia alterações à circulação.

O trânsito será condicionado no sentido Sul – Norte e cortado no sentido Norte – Sul, com desvios programados pela Rua de José Estevão, Rua dos Bombeiros da Celulose, Avenida Fernando Augusto Oliveira e Rua Vale Caseiro. Este esquema de desvios irá manter-se na duração total da empreitada.