Aveiro: Autarquia admite pedir estudo sobre viabilidade de aproveitamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro.

2019-03-12 07:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro adianta que o ramal da linha do Vouga que faz a ligação de Aveiro e Águeda poderá ser concessionado.

Uma ideia que estará em análise por parte da Refer e que foi referida como solução para a reabilitação e modernização da linha "sem investimentos megalómanos".

Ribau Esteves deixou essa informação na Assembleia Municipal a propósito da votação da adenda ao acordo do município aveirense com a REFER que salda as contas entre as instituições ainda referentes ao processo da nova estação.

O acerto formaliza a cedência por parte da Infraestruturas de Portugal à autarquia do corredor a sul da estação para metro ligeiro e uma outra parcela de arruamentos.

Outro dos temas colocados em cima da mesa foi o aproveitamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro para transporte de passageiros.

Raul Martins, da bancada socialista, mantém declarações feitas nos últimos meses em que defende esse aproveitamento uma vez que a infraestrutura já existe.

Defende que as boas relações entre Câmara e Refer e a capacitação financeira da autarquia são condições para lançar esse estudo (com áudio)

Ribau Esteves concorda que a ideia merece, no mínimo, reflexão e defende que os eixos Aveiro – Águeda e Aveiro – Gafanha devem ser sujeitos a análise técnica, um a pensar na modernização e outro na exploração.