Aveiro: Autarquia adjudica rotunda a nascente do túnel de Esgueira.

2021-03-04 09:21

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro vai deliberar esta quinta-feira, 04 de março, a adjudicação da construção de uma nova rotunda a nascente do “Túnel de Esgueira”, na Rua de Viseu, num investimento de 845 mil euros.

Esta empreitada vai ficar nas mãos da empresa Construções Carlos Pinho Lda, visando melhorar a acessibilidade e qualificar o eixo de ligação ao núcleo central de Esgueira e à Avenida Vasco Branco.

A empreitada prevê a construção da rotunda propriamente dita, com espaços verdes e arborização, vai providenciar a sua devida ligação à Rua Padre José Maria Taborda e à Avenida Manuel Maria da Rocha Colmieiro, assim como proceder à construção do novo troço de arruamento (com passeios, paragens de autocarro e baias de estacionamento) para ligar a nova rotunda à Rua Pedro Vaz D’Eça.

De acordo com o previsto no Plano de Ação para a Regeneração Urbana do PEDUCA / Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, a construção desta rotunda faz parte do projeto global que vai trazer também uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira” e a requalificação urbana do Túnel (incluindo a reabilitação dos painéis de cerâmica), que se encontra em fase final de projeto.

Além desta empreitada o dia vai ficar marcado pela abertura de um novo concurso público com o valor base de cerca de 1,9 milhões de euros tendo em vista a realização de uma intervenção pavimentação, execução de redes de águas pluviais, sinalização vertical e horizontal e pequenos arranjos urbanísticos, em 20 arruamentos na Freguesia de Cacia e na localidade de Nariz, com uma extensão total de 9 kilómetros.