Aveiro: Assembleia Municipal chumba moção do BE sobre "esfrega".

2018-11-26 07:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A moção do BE sobre declarações do autarca de Aveiro na semana académica foi chumbada.

Registaram-se 23 votos contra, de deputados do PSD, CDS e PS, e oito abstenções de PCP, PS e PAN além de três votos a favor ( BE, PS).

Quanto à proposta de recomendação do Bloco de Esquerda para a realização de uma campanha contra o assédio sexual o chumbo registou 23 votos contra (PSD, CDS e PS), seis abstenções (PS) e sete votos a favor (BE, PCP, PS e PAN).

A moção do BE foi apresentada para censurar declarações de Ribau Esteves a um vídeo nas festas de receção ao caloiro quando o autarca fazia o convite para a população participar com a frase “dar uma grande esfrega na academia e nas caloiras”.

A oposição que já tinha comentado o caso no programa Canal Central, da Terra Nova, entende que o autarca deveria tido mais "cautela" no discurso e o BE exige um pedido de desculpas. Ribau Esteves insiste que não utilizou a palavra “esfrega” no “sentido sexual do termo” e classificou a moção como “lixo político”.

Entretanto, o BE veio a público nas últimas horas lamentar o chumbo das duas moções.

“O Bloco de Esquerda lamenta que a maioria PSD/CDS, a qual sustenta este Executivo, não considere relevante, para o município as propostas apresentadas, nem queira garantir que o espaço público seja seguro para todas e todos - demitindo-se, assim, de fazer os esforços necessários para combater esta forma de violência de género”.