Aveiro: Assembleia debate proposta do BE sobre transportes gratuitos.

2022-06-09 07:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Aveiro retoma a agenda de Junho com debate sobre uma proposta do BE sobre transportes.

Inspirado na ideia apresentada em Lisboa, o BE quer transportes gratuitos em Aveiro.

Proposta “pela implementação da gratuitidade dos transportes públicos no modelo implementado pela Câmara Municipal de Lisboa”.

A ideia de gratuitidade progressiva dos transportes públicos tem sido uma das apostas do Bloco que, aproveitando a proposta do PSD/CDS em Lisboa, confronta a maioria de direita em Aveiro com essa proposta.

A proposta do Bloco de esquerda prevê “a implementação da gratuitidade do transporte coletivo de passageiros, com validade nos autocarros, lancha e ferry da AveiroBus, dirigida aos jovens até aos 18 anos, aos estudantes universitários até aos 23 anos de idade (24 no caso de inscritos nos cursos de medicina e arquitetura) e aos maiores de 65 anos, desde que possuam domicílio fiscal no município de Aveiro”.

É ainda proposta “estudar a viabilidade do alargamento do universo de potenciais beneficiários da gratuidade, por forma a abranger, designadamente, os residentes no município de Aveiro em situação de desemprego de longa duração; os beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) e os portadores de incapacidade permanente igual ou superior a 60% fiscalmente reconhecida”.