Aveiro: Conselho Estratégico Alargado da candidatura a capital da cultura reúne pela primeira vez..

2021-06-24 17:48

Categoria: 

Concelho: 

O projeto Aveiro 2027 organizou no passado dia 23 de junho o primeiro encontro do Conselho Estratégico Alargado, reunião onde se partilharam os desenvolvimentos dos últimos meses de trabalho. A sessão aconteceu no Centro de Congressos de Aveiro e marcou "um importante passo" da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura.

Entre os assuntos em debate na reunião, destaque para a apresentação do Programa de Participação, iniciativa em curso durante este ano, envolvendo até à data 241 participantes e organizações, num total de 15 sessões com diferentes grupos. Trata-se de um processo de escuta ativa que tem feito chegar a candidatura às mais diversas comunidades, entre empresas, organizações e agentes de vários setores de atividade.

Além de comunicar em que consiste a candidatura e mobilizar o apoio dos cidadãos ao projeto Aveiro 2027, o Programa de Participação tem como objetivo fundamental compreender a relação dos cidadãos com a cultura, com a cidade de Aveiro e também com a Europa, assim como recolher reflexões e contributos para a candidatura, identificando necessidades, fragilidades e oportunidades. Procura-se ainda compreender como surge a ligação às práticas culturais e artísticas, assim como perceber como poderia ser criada ou intensificada a ligação entre estas e a área de trabalho dos participantes, recolhendo ideias e desenvolvendo propostas e projetos de forma coletiva e em comunidade.

Sublinhada é também a elevada motivação e o espírito de missão demonstrado pelos participantes e organizações. A participação foi voluntária, tendo havido a perceção generalizada de que este é um projeto mobilizador, assumido coletivamente e capaz de juntar as comunidades de Aveiro, com toda a sua diversidade e sensibilidades. Foi mesmo referido pelos participantes que não tinham tido antes a oportunidade de experienciar um processo de construção coletiva que contribui para um projeto transformador desde o seu início.

A dinâmica de participação irá continuar ao longo dos próximos meses, estando previstas diversas ações até ao final do ano e que irão envolver um número crescente e cada vez mais abrangente de envolvidos.