Aveiro 2024: "Descentralização cultural é a da maior importância" - António Costa.

2024-01-27 08:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura está oficialmente aberta ao país e ao mundo.

O Primeiro-ministro, António Costa, assume que o modelo deve merecer continuidade.

Numa mensagem que vincula futuros governantes, o ainda Primeiro-Ministro deixou a sua visão sobre a iniciativa que acaba de relançar.

Quatro cidades partilham nos próximos anos o estatuto de capitais de cultura até chegar a Évora, capital europeia da cultura em 2027.

António Costa discursou para elogiar a iniciativa das cidades semifinalistas que da corrida europeia quiseream assumir a execução de capitais nacionais.

Costa diz que as autarquias assumem-se como fator de união.

Elogiou a ambição de Aveiro que sendo a primeira tem experiência na descentralização de competências.

E prometeu para breve a entrega de novas responsabilidades (com áudio)

A descentralização da atividade cultural marca elogiada pelo Primeiro Ministro

Ribau Esteves fala de uma experiência que está a ser marcante e que projeta Aveiro e Portugal no mundo.

O autarca lembrou a antiguidade de Aveiro no preciso dia em que se assinala a data da primeira referência escrita à vila de Aveiro.

Ribau diz que essa antiguidade faz de Portugal caso especial na dimensão cultural e do sal e da guitarra marcas que não poderiam falar à festa (com áudio)

O Primeiro-ministro, António Costa, foi recebido por um protesto de agentes de forças de segurança.

Militares da GNR e agentes da PSP entoaram o hino. Tal como têm feito noutras cidades afirmam não se cansar enquanto o Governo não ouvir o teor do protesto e começar a valorizar as carreiras.

As forças de segurança em mês de protesto exigem suplemento de risco idêntico ao da Polícia Judiciária.O representante da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Américo Rebelo, afirma que a luta veio para ficar (com áudio)

Depois do espetáculo na sessão de abertura na Capital Portuguesa da Cultura, Marta Pereira Da Costa apresenta-se para um segundo concerto de guitarra portuguesa no Teatro Aveirense, este aberto ao público.

O espetáculo foi encomendado por Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura à compositora e intérprete de guitarra portuguesa.

Apresenta um tema escrito para Aveiro 2024 com os Retimbrar, um dueto de guitarra portuguesa com Mariana Martins e a interpretação de vários temas de Daniel Pereira Cristo – alguns deles inéditos – são apenas alguns dos momentos deste espetáculo, com um elenco de 15 artistas.