Avançam em Aveiro os projetos de reabilitação dos Centros Culturais de Esgueira e Eixo.

2024-05-20 18:09

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro adjudicou a elaboração dos projetos de execução das obras de conservação dos Centros Culturais de Esgueira e de Eixo, pelo valor de 63.939,20€.

No caso do Centro Cultural de Esgueira, o projeto irá responder à necessidade de alterações no desenho do edifício, de forma a prever a possibilidade de acesso ao elevador existente por pessoas com mobilidade condicionada, permitindo o acesso à biblioteca e às zonas de atelier de pintura e da “associação” de envelhecimento ativo. Deverá também ser desmobilizada uma loja/armazém de roupa em segunda mão, que ocupa a passagem entre edifícios, impedindo o seu atravessamento.

Para o Centro Cultural de Eixo, o projeto terá como objetivo adaptar o edifício às múltiplas expressões artísticas das associações culturais que habitam o espaço, nomeadamente nas áreas do teatro, da dança e da música, entre as quais a Banda de Eixo.

Uma das soluções passará pela deslocalização da cabine de som para o piso superior, permitindo, desta feita, a ampliação da plateia. O aumento da área do palco e a sua modernização é outro dos objetivos do presente projeto de execução, tendo em vista a realização de atividades de teatro, dança, concertos, cinema, entre outras.