Auto de efetivação da transferência de competência do Museu de Santa Joana para a Câmara Municipal de Aveiro já foi assinado.

2022-08-01 13:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estiveram hoje em Aveiro na sessão pública de assinatura do auto de efetivação da transferência de competência do Museu de Aveiro/Santa Joana para a Câmara Municipal de Aveiro.

Ao fim de sete anos de gestão municipal o acordo foi agora formalizado em cerimónia realizada no Museu de Santa Joana.

O momento contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

O Ministro defendeu uma política de responsabilidade partilhada. O Governo “não se deve impor ao território”, referiu. (com áudio)

Pedro Adão e Silva defendeu uma partilha de competências global para “potenciar uma melhor cultura” no País. (com áudio)

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, falou do investimento previsto no contexto do Fundo para a Descentralização, para as áreas da Saúde, Educação, Cultura e Acção Social. (com áudio)

Ribau Esteves, líder autárquico aveirense, sublinhou que esta operação da descentralização “não é despromover nada”, vincou. Entregar o Museu à Câmara de Aveiro é entregar o Museu de Santa Joana, neste caso, “a quem tem melhor condição para gerir” esta unidade museológica. (com áudio)

 

 

(em actualização)