Autárquicas: Ribau Esteves nota “tentativas de baralhar os Cidadãos sobre as medidas e as propostas”.

2021-09-21 16:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A candidatura liderada por Ribau Esteves diz que é hora de analisar os programas e clarificar afirmações colocadas pelos partidos da oposição sobre as propostas de candidatura.

Nota “tentativas de baralhar os Cidadãos sobre as medidas e as propostas” apresentadas e dá como exemplo a questão fiscal.

Ribau Esteves lembra que não há “impostos e taxas Municipais no máximo” e que em oito anos de governação, apenas em 2016 a taxa de IMI esteve no máximo (0.5) por obrigação do Fundo de Apoio Municipal.

A taxa evoluiu de 0.3 em 2014 (taxa mínima), para 0.4 em 2015; 0.5 em 2016 (taxa máxima); 0.45 em 2017; 0.45 em 2018; 0.4 em 2019 (taxa intermédia); 0.4 em 2020; 0.4 em 2021 e como proposta da maioria irá para 0.35 caso seja confirmada a reeleição, taxa abaixo da proposta pela coligação Viva Aveiro (0.38).

Noutros aspetos focados em debate, Ribau Esteves sai a público para defender um quadro de “transparência na governação da CMA”.

“Imprimimos na liderança da CMA uma governação rigorosa, séria, transparente, diligente e aberta com todos os Cidadãos. A Aliança com Aveiro recuperou financeiramente a Câmara Municipal em apenas sete anos".

Nota que a intervenção dos adversários sobre transportes acentua avaliações negativas, destacando a capacidade para em 5 anos garantir uma concessão e um serviço de transporte público “com qualidade”, tanto em termos rodoviários como fluviais.

Defende as políticas de habitação, com qualificação de casas (investimentos de 6 milhões) e o lançamento de construção a custos controlados. E lembra a atração de novos residentes.

Sobre a falta de diálogo, Ribau Esteves diz que Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, projeto da Avenida Lourenço Peixinho, Rossio e Orçamento Participativo com Ação Direta provam o contrário tal as sessões dedicadas aos temas.

Posição assumida no rescaldo dos debates e da apresentação dos programas eleitorais que o recandidato diz terem sido clarificadores quanto à apresentação de “estratégia” e “projetos”.

O cabeça de Lista da Aliança com Aveiro diz que venceu os debates.