Autárquicas: Luís Souto Miranda lidera lista da Aliança com Aveiro à Assembleia Municipal.

2017-07-30 09:50

Categoria: 

Concelho: 

Luís Souto de Miranda é o cabeça de lista da coligação “Aliança com Aveiro” à Assembleia Municipal na corrida às autárquicas de 2017.

O professor universitário tem participação cívica ligada à Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV) e Confraria dos Ovos Moles e apoiou a primeira candidatura de Ribau Esteves em 2013.

Nogueira Leite deixa a liderança da Assembleia Municipal e assume-se como mandatário da lista e Luís Souto Miranda vai procurar defender a maioria no órgão na corrida direta com Filipe Neto Brandão (PS) assumindo a candidatura como aposta no desenvolvimento do projeto em curso.

Propõe o lançamento de um tempo novo depois de quatro anos de críticas de PS, BE e PCP ao funcionamento do órgão e às alterações regimentais que os partidos da oposição classificaram como tentativa de silenciamento.

Souto acredita que é possível fazer esse caminho em nome da mobilização dos cidadãos. “Entendo este convite como uma aposta na abertura à sociedade civil, um sinal que o candidato à Câmara e os partidos estão decididos aproveitar a brisa marítima de Aveiro para arejar a vida política, arriscando trazer para a linha da frente pessoas que dão apenas como garantia a fidelidade ao nosso concelho e à nossa região".

Irmão de Alberto Souto Miranda, antigo autarca de Aveiro eleito pelo PS, Luís Souto revela que pretende um tempo mobilizador para a sociedade civil mantendo a "capacidade realizadora" da equipa de Ribau Esteves.

"Aveiro não pode travar. Não nos perdoariam se caíssemos todos no marasmo, no ouvir tudo e todos para no final nada decidir, no perder oportunidades e no empalidecer da importância de Aveiro no contexto nacional e internacional".

Ribau Esteves aproveitou o anúncio para revelar os primeiros nomes da lista à Câmara de Aveiro mantendo boa parte das apostas. A principal novidade é a saída da vereadora indicada pelo PP, Raquel Madureira, ligada aos principais eventos de tecnologia (Tech Days) e às questões do ambiente.

Jorge Ratola, Rita Carvalho, João Machado, Miguel Capão Filipe, Rosário Carvalho, Teresa Grancho, Paulo Marques e Lacerda Pais são os primeiros nomes da lista.

O atual autarca que se recandidata ao cargo fala em lista que reúne “experiência” e “juventude” e candidatos com ligações à terra deixando crítica indireta ao PS que apresentou esta semana a equipa de candidatos à Câmara.

"Anda aí uma malta a pesquisar na Internet para saber quem é aquela gente. Nós escolhemos nesta diversidade gente da nossa terra e da nossa gente".

Concluído o primeiro mandato, Ribau Esteves insiste que há conquistas a valorizar pela capacitação do Município para um tempo de investimento. Refere a redução da dívida de 150 milhões de euros para pouco mais de 100 milhões como uma das metas atingidas.

“Pagámos quase um terço da dívida com uma gestão racional e séria e com o envolvimento de todos. É o município estrela do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses não porque estamos no ranking dos melhores mas porque estamos no topo dos que fizeram uma recuperação extraordinária em pouco tempo. Também teve uma reforma orgânica, estamos mais competente e somos liderantes a nível regional e nacional. É muito importante para termos capacidade de conquista e crescimento”.