Autárquicas: Fernando Caçoilo na corrida a novo mandato defende que "o presente tem futuro".

2021-06-20 16:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

“Confiança, experiência e proximidade” em nome de “mais desenvolvimento e mais coesão”.

A recandidatura de Fernando Caçoilo à Câmara de Ílhavo quis puxar a si os fatores de estabilidade para a governação nos próximos quatro anos atendendo ao quadro de incerteza que se vive, devido à pandemia, com um lema que sustenta a ambição de mais quatro anos no poder.

Contrariando quem diz que a maioria está esgotada, o PSD responde com o lema "o presente tem futuro".

Um por um, os oradores na sessão de apresentação elogiaram Fernando Caçoilo e realçaram o “conhecimento, experiência e a serenidade” como marcas de uma liderança que sendo “silenciosa” defendem como a mais eficaz.

Uma das surpresas da noite, na Vista Alegre, chegou com a apresentação do mandatário da candidatura.

Manuel Assunção, ex-reitor da Universidade de Aveiro, residente no Município, lançou a candidatura com referência ao trajeto do autarca de Ílhavo (com áudio).

“Esta lista é liderada por uma pessoa que é autarca há mais de três décadas. Com tal dedicação à causa pública, a primeira palavra que vem à lembrança é confiança. Ninguem resiste tantos anos no mesmo território senão pela seriedade nos processos com que atua, isto é, pela confiança”.

Assunção salienta que “nada nelhor para fazer acreditar no que pode vir a ser feito como o que já se tem concretizado” e entende que as marcas do sucesso estão espelhadas em distinções e reconhecimentos setoriais (bandeiras).

O antigo reitor vê a obra material articulada com o imaterial e elogia o papel coordenador e liderante do autarca.

“São sucessos coletivos onde a marca indelével do candidato está presente. Significa experiência que foi obtendo da melhor maneira possível, com obra que foi fazendo”.

“Há um terceiro elemento. O carácter de um homem que não se deixa seduzir pelo efémero e pelas luzes. Importante para dar crédito à política. É um homem da terra, gente das gentes que trabalha em proximidade”.

Salvador Malheiro, dirigente distrital de Aveiro do PSD e vice presidente nacional na direção de Rui Rio, autarca de Ovar, destaca o estilo de liderança de Caçoilo.

“Dizer que foi uma candidatura aprovada por unanimidade e aclamação. Ílhavo tem a felicidade de ter um presidente que é uma referência. Este não é momento de se preparar experiências. Com um presente bem planeado é importante preparar o futuro”.

No discurso de Malheiro surgiu a menção à candidatura independente liderada por João Campolargo, sinalizando o presidente da Junta de São Salvador como rival a ter em conta.

“Tratar de uma Câmara Municipal é diferente de tratar de uma Junta de Freguesia. Fernando Caçoilo é um homem solidário fazendo jus às premissas da Social Democracia, dando enaxadas, ferramentas”.

O presidente da distrital quis, ainda, vincar a emancipação do antigo vice presidente de Ribau Esteves para acentuar a sua marca em 8 anos de governação.

“Ílhavo tem a felicidade de ter um grande presidente de Câmara. Que se compare o Município de 2013 até hoje”.

Da concelhia surgiu a mensagem de elogio e a defesa de um quadro de estabilidade em tempos de incerteza (com áudio).

“Fernando Caçoilo foi aprovado pela concelhia, distrital e nacional, sempre por unanimidade. Fernando Caçoilo representa tudo aquilo em que acreditamos e nos revemos, experiência, vontade, querer, força e ambição. Garantida de que o presente tem futuro. É provavelmente o político com mais conhecimento no município”.

Hugo Coelho definea criação de condições para a captação de investimento como crucial.

“Vamos entrar nas consequências da pandemia. Precisamos de captar investimento e garantir estabilidade. Somos uma equipa multidisciplinar com pessoas capazes, trabalhadoras e dedicadas”.

Fernando Caçoilo passou em revista o trabalho desenvolvido e as distinções que "certificam" os investimentos feitos ao longo dos últimos anos.

“Entendemos que este desenvolvimento integrado não pode parar sob pena da nossa coesão territorial perder vitalidade. Apresento-me como recandidato decidido. Temos que usar novos meios, novas competências e novos processos. Com todos vamos agarrar uma visão de futuro alicerçada no plano estratégico. Temos um documento orientador sobre o que queremos ser a duas décadas, com 10 eixos âncora. Aí assentam as agendas portuguesa e europeia. É o nosso farol eleitoral”.

Fernando Caçoilo definiu linhas orientadores, traça os primeiros desafios e deixa aviso sobre experimentalismos eleitorais (com áudio).

“O nosso programa tem as pessoas como prioridade. Inclusão, coesão territorial, transição climática, economia, digitalização são áreas chave. A cativação de fundos é decisiva para o nosso futuro. No âmbito da descentralização, o Governo transferiu tudo o que não quer. No próximo mandato vamos ter aumento de custos. É claro que a candidatura do PSD é a única com capacidades e melhor preparada para seguir com as opções estratégicas. Apostar noutra é voto no escuro, na incerteza, e não estamos em tempo disso”.

O autarca concorda que a economia surge como área prioritária na resposta ao pós pandemia.

“Tempos a recuperação economica e social e a pandemia para ultrapassar. Assumimos o compromisso de seguir juntos com serenidade. Temos que utilizar o presente para preparar a chegada do futuro.”

Algumas das notas do discurso procuraram "desarmar" críticas dos partidos da oposição.

Anunciou a intenção de apostar na reabilitação urbana na cidade da Gafanha da Nazaré que ficou fora dos programas existentes.

“Vamos captar novos residentes com mais e melhores centralidades e uma atenção à Gafanha da Nazaré. O atual quadro só permitiu investimentos de qualificação na sede do concelho”.

O ritmo de construção das redes de saneamento, que tem sido criticado pela candidatura socialista, mereceu referência com o recandidato a garantir a sua conclusão no próximo mandao.

“Conclusão da rede de saneamento em todo o território. Estamos com 91%. Vamos ao que resta”.