Autárquicas: BE apresenta candidatura de Francisco Evangelista à Câmara de Ílhavo.

2021-07-27 11:46

Categoria: 

Concelho: 

Francisco Evangelista, independente, 41 anos, licenciado em Direito encabeça a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Ílhavo.

Vive em Ílhavo desde os seus 8 anos, depois de ter nascido em Lisboa, e tem estado envolvido na vida coletiva de Ílhavo desde jovem.

Integrou o Corpo Nacional de Escutas, como Explorador, Pioneiro e Caminheiro, no Agrupamento 189 de Ílhavo.

Passou ainda pelos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, primeiro como voluntário e depois como contratado.Atualmente está a frequentar o mestrado em Planeamento Regional e Urbano na Universidade de Aveiro.

Tem tido experiências profissionais diversificadas como estafeta de scooter, empregado de armazém, empregado de bares e restaurantes, comissário de bordo, operador de “Call Center”, rececionista, gestor administrativo e financeiro na hoteleira e bombeiro.

Em Portugal trabalhou em Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Algarve, no estrangeiro em Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Escócia.

Também dessa experiência destaca que são necessárias “novas regras laborais que combatam a precariedade e promovam o trabalho com direitos”. E ainda que “devemos defender uma sociedade diversa com espaço para todos e todas”.

Sobre as principais ideias da candidatura aponta a necessidade de transportes públicos, garantir o direito à habitação, apoio social e construir um concelho que responda às alterações climáticas.

“As populações das várias freguesias do concelho estão privadas de transportes públicos. As deslocações ou são feitas de carro ou, quem está excluído dessa mobilidade individual, tem imensos problemas porque não há oferta e, a pouquíssima que há, é cara. A nossa candidatura defende a criação de uma empresa pública que garanta transportes públicos a Ílhavo e a toda a região onde se insere”, defendeu Francisco Evangelista.

O candidato considera ainda que “o preço da habitação no concelho de Ílhavo tem subido bastante nos últimos anos e a autarquia precisa intervir nesta matéria. Precisamos de habitação pública a custos controlados para garantir que quem trabalha e tem um salário médio encontra habitação com preços que lhe sejam acessíveis. Precisamos também de uma resposta habitacional urgente para as 106 famílias que em Ílhavo precisam de realojamento e vivem atualmente em habitações sem o mínimo de condições”.

Francisco Evangelista alerta ainda que Ílhavo é um dos concelhos mais expostos aos riscos das alterações climáticas.

“Ílhavo precisa de abraçar um desenvolvimento sustentável e precisa também de se adaptar aos riscos das alterações climáticas. É necessário proteger as pessoas e o ecossistema.”

O candidato quer ainda implementar um conjunto de medidas de ação social que, ainda mais na crise que atravessamos, garantam dignidade e condições de vida a todos os habitantes do concelho.

“Queremos implementar a tarifa social automatizada na água. Com esta medida, 3.301 famílias em carência económica teriam acesso a uma tarifa de água mais reduzida. É ainda mais junto nunca concelho onde o saneamento básico tardou e tarda a chegar a tantas pessoas. Esse é outro problema que deve ser resolvido muito rapidamente”.