Autarquia de Albergaria-a-Velha desenvolve campanha de sensibilização contra o desperdício alimentar.

2019-02-19 17:42

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do projeto 'Desperdício Zero' no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha 'A Praça', o Município está a desenvolver uma campanha de sensibilização contra o desperdício alimentar. Nas bancas dos vendedores, os munícipes podem levantar, gratuitamente, um calendário de parede e o primeiro caderno da coleção Desperdício Alimentar "com dicas úteis para não estragar comida".

“O objetivo da campanha é reduzir os impactos ambientais decorrentes do desperdício alimentar e levar a comunidade a alterar os seus hábitos de consumo, conscientes da importância de evitar que os alimentos vão parar ao lixo quando podem ser melhor aproveitados”, explica Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente.

No primeiro caderno 'Desperdício Alimentar', além de conselhos úteis, "os munícipes podem encontrar alguns dados estatísticos sobre o tema e que promovem uma reflexão consciente sobre os hábitos diários".

Em termos anuais, 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados ao consumo humano se perdem ou são desperdiçados no Mundo. Em Portugal, cada pessoa desperdiça cerca de 100 quilos de alimentos por ano. Frutas, hortaliças, raízes, tubérculos, peixe e produtos marinhos são os alimentos com maior taxa de desperdício.