Autarcas de Oliveira de Azeméis em "visita de estudo" ao ecocentro de ílhavo.

2018-03-02 11:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira de Azeméis desenvolveu uma visita de trabalho ao Ecocentro Municipal de Ílhavo.

A delegação era composta pelo Presidente, Joaquim Jorge, pela Vereadora do pelouro do Ambiente, Inês Lamego, e por dois técnicos da Divisão do Ambiente da Autarquia.

A visita, solicitada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e conduzida pelo vice-Presidente da Autarquia de Ílhavo, teve lugar ontem, 1 de março, e serviu para analisar “boas práticas ambientais” e um dos equipamentos de referência que funciona como centro educativo para a Educação Ambiental.

O Ecocentro data de 2002, com entrada em funcionamento em julho de 2003, teve um investimento de 500 mil euros, cofinanciado a 70% pelo Programa Operacional do Centro e foi construído na Gafanha de Aquém junto aos armazéns gerais da autarquia.

Os serviços de operação e gestão do Ecocentro são assegurados por empresa privada, tendo um encargo anual, para a Câmara Municipal, de 35.000€ ano.

Em média, anualmente, são entregues cerca de 1200 toneladas de resíduos, com maior expressividade para os resíduos de embalagem (papel e plástico), equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de construção e demolição, monstros e resíduos verdes, espelhando a tipologia de utilizadores: 85% são utilizadores domésticos e 15% industriais.