Autarcas da CIRA apresentam "contas" da viagem ao Dubai em "defesa da honra".

2022-03-28 19:12

Categoria: 

Concelho: 

Os autarcas da região de Aveiro querem acabar com a polémica sobre a viagem ao Dubai em que os 11 municípios se fizeram representar por 11 autarcas, 1 adjunto e o secretário da CIRA e apresentam contas públicas da despesa efetuada.

A viagem de cada um dos elementos custou perto de 2 mil euros.

E a reação aos artigos publicados com a fotografia de uma deslocação ao deserto (na foto) e que foi tomada como uma das imagens de marca da viagem de delegações autárquicas nacionais.

Os autarcas dizem estar a ser vítimas de uma tentativa de prejudicar a sua imagem pública.

Em “Defesa da Honra” os autarcas lamentam os títulos que retratam uma “viagem das Arábias”, com destaque de capa e notícia principal e com foto de um final da tarde no deserto do Dubai.

Dizem que esse momento não é o retrato da viagem.

Esclarecem que a foto do deserto retrata um momento do último dia da viagem (dia 22), “momento de convívio e de descontração” que está a servir para “denegrir a imagem” dos Presidentes de Câmara da CIRA com especial incidência na figura do autarca de Aveiro.

Ribau Esteves diz que continua ser visado “pelo facto de ter assumido publicamente estar a ponderar uma candidatura a Presidente do PSD”.

O Correio da Manhã usou a mesma foto e referiu-se à falta de informação sobre despesas o que leva os autarcas a revelarem as contas da deslocação.

“A viagem dos Autarcas da CIRA custou 1.930 euros cada (o valor inclui voo, hotel, transferes, transportes no Dubai, acompanhamento de guia, visitas com entrada paga como a da Expo Dubai 2020 e a maioria das refeições), tendo cada Câmara Municipal contratado e assumido a despesa da viagem do seu Presidente, a Câmara de Aveiro assumiu também a despesa da viagem do Chefe de Gabinete do Presidente e a CIRA assumiu a despesa do seu Secretário Executivo. Em despesas adicionais (refeições) não incluídas no valor acima referido, com referência aos 13 integrantes da comitiva, a CIRA assumiu o encargo de 1.251 euros”.

A reação surge depois da notícia ter sido replicada com a mesma foto de um momento de diversão que causou embaraço no contexto de uma deslocação oficial.

Os autarcas lamentam que sobre a visita e o programa nada tenha sido dito e que o conteúdo aproveitado seja uma tarde no deserto.

“Entendem os Presidentes de Câmara da CIRA dar nota pública do seu protesto pela utilização mal intencionada da referida foto e pela incorreção de notícias que apenas pretendem afetar a sua boa reputação pública, não informando sobre o essencial do programa desta ação, fazendo-o por esta via em defesa da sua honra e do seu bom nome”.