Autarcas atentos aos anseios da Santa Casa de Ílhavo. Novo Quadro Comunitário 'não é amigo de novas construções dessa natureza e dimensão' - Paulo Costa (CMI).

2015-04-27 12:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo e a Junta de Freguesia de São Salvador afirmam estar atentas às pretensões da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo de construir um Lar Residencial.

Presentes na cerimónia de celebração do 96.º aniversário da Santa Casa (na foto), os representantes das autarquias não esconderam que as ideias "são positivas". O financiamento será o tema mais sensível.

Paulo Costa, Vereador com o pelouro de Acção Social na Câmara de Ílhavo, lembra que há vários projetos à espera de uma oportunidade. O novo Quadro Comunitário "não é amigo de novas construções dessa natureza e dimensão", disse na Terra Nova. "Estamos ao lado de quem ambiciona concretizar estes projectos. É bom que a nível nacional haja um aumento de oferta a este nível porque há carências efectivas. É bom pensar que tipo de oferta é preciso ter no futuro. Hoje, a realidade na terceira-idade é diferente, as necessidades do idoso, quando entra num Lar, são diferentes do que eram há 15 anos atrás, fruto do aumento da esperança de vida", referiu.

João Campolargo, Presidente da Junta de São Salvador, admite simpatia pela ideia. "Somos, neste momento, ouvintes e daremos respostas no futuro. Não desprezaremos apoios que nos sejam possíveis dar. Queremos uma sociedade justa, afirmando que, com a nossa gestão autárquica, muito objectiva, queremos concretizar juntamente com as instituições os nossos e os objetivos deles", disse, naquela que foi a reação das autarquias à iniciativa da Misericórdia de Ílhavo.