Autarca da Trofa contra Ribau Esteves e Governo na descentralização.

2022-06-15 10:31

Categoria: 

Concelho: 

Continua agitado o ambiente no seio da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Depois das críticas de Rui Moreira (autarca do Porto) e da resposta de Ribau Esteves que acusa o autarca de fazer “circo político” a propósito da descentralização e na saída do Município que lidera da ANMP, agora é o autarca da Trofa a acusar os homólogos de Aveiro e Portimão, Ribau Esteves e Isilda Gomes, de terem “tratado da sua vidinha”, e “não olhado” para o interesse dos municípios na descentralização.

Em declarações à Lusa, à margem da reunião da ANMP, preparatória do encontro com as ministras da Coesão Social e da Saúde, no Porto, Sérgio Humberto frisou que a divergência com o Governo na área da descentralização “não tem que ver com questões partidárias”.

“Eu posso falar do vice-presidente Ribau Esteves [presidente da Câmara de Aveiro, eleito pelo PSD], ou da presidente da Câmara de Portimão [Isilda Gomes, eleita pelo PS], que andaram a tratar da sua vidinha enquanto vice-presidentes da ANMP e não olharam para aquilo que eram as verdadeiras necessidades dos municípios”.

O também vice presidente da ANMP afirma que a transferência de competências continua a enfermar de sub-financiamento.

“Não queremos nem mais um cêntimo do que aquilo que é exigido. Queremos é não ter um défice tremendo, pois está em questão o futuro da maioria dos municípios, porque dois terços dos municípios portugueses, com esta descentralização, têm uma rotura financeira e isso é inevitável”.

 

foto: arquivo anmp