Atendimento Social Integrado com mais de 11 mil atendimentos em 8 anos.

2016-04-07 11:01

Categoria: 

Concelho: 

O Atendimento Social Integrado do Município de Ílhavo assinala, esta sexta, o oitavo aniversário, tendo registado desde a sua implementação e até ao passado dia 31 de março, um total de 11.687 atendimentos na orientação no acesso aos apoios sociais. O ASI resulta de uma metodologia inovadora que assenta na figura de um único técnico ou gestor para o mesmo indivíduo ou família.

Desta forma permite um acompanhamento personalizado dos que procuram este serviço ou para obter um determinado apoio social e para delinear um projeto de vida que permita a autonomização quanto à situação de carência socioeconómica em que se encontram.

O ASI integra diversos parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal de Ílhavo, Segurança Social, as diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Município de Ílhavo, as Juntas de Freguesia, assim como outras entidades públicas e os Grupos Sócio Caritativos.

As entidades que intervêm nos atendimentos e acompanhamentos dos indivíduos são a Câmara Municipal de Ílhavo, o Centro Distrital de Aveiro do ISS, o CASCI, o Centro Social Paroquial N.ª S.ª da Nazaré, a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e a CERCIAV.

“Centrado no indivíduo, na família e na comunidade, o ASI visa sobretudo a otimização dos resultados da intervenção social e a rentabilização dos recursos disponíveis, evitando sobreposições na intervenção”.