"Até hoje ninguém teve que por um cêntimo do seu bolso em projeto do orçamento participativo" - João Machado (CMA)

2023-04-18 09:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ao fim de dois anos e na sua terceira edição o Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) de Aveiro vai às freguesias.

Iniciou, esta noite, em Aradas, um roteiro de 20 sessões com duas passagens por cada freguesia e união de freguesias do Município.

Pronto para desencadear a participação pública, o OPAD gere 150 mil euros.

No arranque das apresentações, João Machado, vereador que tutela a iniciativa, explica que o terceiro ano é especial por permitir a interação com as comunidades.

O objetivo é levar os cidadãos a debater projetos de interesse comum.

E deixou o esclarecimento. Participação direta não significa meter dinheiro (com áudio)

Oliveirinha (18), São Bernardo (19 de abril), São Jacinto (20 de abril) e Santa Joana (21 de abril) assinalam esta primeira semana das sessões sempre às 21h.

Em Esgueira, o momento de apresentação do OPAD ficou agendado para dia 28 de abril, pelas 21h00, Centro Cultural local, enquanto que em Cacia, a sessão vai acontecer no edifício-sede da Junta de Freguesia, no dia 24 de abril, pelas 21h00.

A última sessão, na União de Freguesias da Glória e Vera-Cruz, será realizada no dia 05 de maio no ATLAS Aveiro, pelas 21h00.

A Câmara Municipal de Aveiro irá realizar uma segunda volta de sessões de esclarecimento ao longo do mês de maio.

João Machado explicou aos interessados que a votação implica majoração de votos no caso de São Jacinto por ter menos habitantes e votação de três propostas para evitar a "tribalização" do concurso (com áudio)