Associações Académicas preocupadas com financiamento do ensino superior.

2018-09-03 09:52

Categoria: 

Concelho: 

As direções das associações académicas nacionais, reunidas em Cascais este fim de semana, assumem publicamente as suas preocupações com o financiamento do ensino superior e com o alojamento estudantil.

Os valores do Orçamento de Estado são considerados insuficientes para as universidades manterem o seus projetos, a integração de professores e as atualização salariais.

O aumento dos custos de funcionamento devido ao descongelamento de carreiras e aumentos de salários mínimos e programas como o programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública foram temas em análise no momento em que é notada quebra nos acessos ao ensino superior.

Os dirigentes associativos lembram que a ideia de cortar nos acessos a instituções do Porto e Lisboa para fortalecer o interior do país não resulta.

“Se politicamente a medida não era a mais adequada para a resolução da problemática, a sua implementação foi mais desastrosa, sendo que mais de 50% das vagas foram aplicadas a IES do litoral".