Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro distingue Presidente do Conselho Geral como sócio honorário.

2022-12-06 07:33

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) entregou o Título de Sócio Honorário a António Oliveira, CEO da OLI e Presidente do Conselho Geral da UA.

Cerimónia “simples mas simbólica” que decorreu na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro, nas Instalações de Oliveira & Irmão.

 Pedro Oliveira, Presidente da AAAUA realçou que com esta atribuição se “valoriza um percurso profissional de excelência, numa empresa que emprega 500 trabalhadores, 25% dos quais com formação superior, mas igualmente uma liderança humana e próxima e com forte pendor de inovação”, para a seguir concluir que “não sendo o Eng. António Oliveira antigo aluno da UA este gesto pretende simbolizar a abertura que a Associação quer preconizar na relação com a sociedade”.

Presente na Sessão o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, destacou a justiça desta distinção enfatizando que “a Universidade é uma universidade aberta e que gosta de ver a Associação de Antigos Alunos com a mesma postura”.

O Reitor, também ele antigo aluno, sublinhou o “contributo da OLI, do Eng. António Oliveira e do seu irmão Rui Oliveira para o desenvolvimento da região e do tecido empresarial, motores de inovação e empregabilidade”.

Participaram os antigos reitores e sócios honorários da AAAUA, Renato Araújo e Manuel Assunção, com o Presidente da Câmara Municipal de ílhavo, João Campolargo, com o Vice-reitor João Veloso, com o Administrador da UA, Mário Pelaio, com o Diretor Geral do PCI, Pedro Almeida, com o Presidente da Assembleia-geral, Tito Miguel Pereira e com os antigos presidentes da AAAUA, António Soares e Gonçalo Paiva Dias.

Após receber o Título de Sócio Honorário, na presença também do irmão Rui Oliveira, de três das primeiras engenheiras que contratou na Oliveira & Irmão e de duas das mais recentes estagiárias, António Oliveira agradeceu “à Associação a distinção que lhe conferiu, mostrando-se honrado e sensibilizado”.

Após contar o seu percurso na empresa e agradecer a presença de todos, reiterou a “disponibilidade da OLI para colaborar com a Universidade e a sua Associação de Antigos Alunos”, partilhando algumas importantes reflexões sobre a escassez de recursos humanos com que a indústria de depara e sobre o acesso dos jovens ao ensino superior.

A sessão terminou com a comitiva afazer uma visita às instalações da empresa e com um almoço de convívio.