Assembleia Municipal debate Plano e Orçamento. BE propõe automatização da tarifa social da água.

2022-11-04 08:26

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Aveiro reúne, em sessão ordinária, com as atenções centradas no Plano e Orçamento da autarquia para 2023.

Tempo para analisar a atividade municipal nos meses de Setembro e Outubro.

Sessão, esta sexta, às 20h30, na sede da Assembleia, com debate político sobre o pacote fiscal.

Na agenda figura uma proposta de recomendação apresentada pela bancada do Bloco de Esquerda, intitulada "Pela imediata Automatização da Atribuição da Tarifa Social da Água, Saneamento e de Resíduos".

Este é o primeiro ponto da Assembleia Municipal e o BE quer marcar a agenda local com uma proposta que visa, em período de crise inflacionista, “assegurar o direito de pessoas em carência económica aos serviços essenciais”.

Lembra que atualmente, no concelho, cerca de 50 famílias beneficiam de tarifa social da água deixando claro que a aplicação do mecanismo automático passaria a abranger 5.294 no direito à tarifa social nestes serviços municipais a exemplo do que já acontece com os seus contratos de eletricidade.

A proposta alerta que "muitas famílias já se encontravam em situação de carência económica, agravada pela crise inflacionista, que já faz com que muitas delas tenham dificuldades em cumprir o pagamento das despesas fixas, nomeadamente a fatura da água”.