Assembleia Municipal de Albergaria chumba concessão da estação. PP e PSD em clima de rotura.

2015-09-29 14:01

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Albergaria chumbou a concessão da estação ferroviária de Albergaria-a-Velha numa proposta que tinha sido aprovada pelo executivo de António Loureiro. O autarca do PP aponta o dedo à bancada Social Democrata e diz que o Município pode perder um investimento de cerca de 500 mil euros. Havia acordo quanto ao contrato de concessão entre a antiga Refer e o Município Albergariense por 20 anos mas a AM não deixou passar o documento. António Loureiro considera “lamentável” a posição dos Sociais Democratas.

“Durante cerca de 20 anos, desde o encerramento da estação, todos os Executivos camarários entraram em negociações com a antiga Refer para conseguir a concessão daquela área. Agora que alcançámos um acordo, o PSD diz não e inviabiliza um investimento importante e a regeneração do centro da cidade”, afirma o Presidente da Câmara.

António Loureiro explica que a concessão da antiga estação ferroviária atraiu um investimento privado de mais de 500 mil euros, com criação de postos de trabalho, "que agora está perdido". Inviabiliza também a possibilidade de recorrer a fundos do Quadro Comunitário para regeneração urbana.

O Presidente da Câmara reconhece que o contrato apresentava "algum clausulado menos favorável ao Município" mas, esclarece, “este tipo de protocolos é igual para todas os municípios e nós não somos diferentes dos outros". "Ainda assim conseguimos alguns avanços, porque normalmente os contratos com a antiga Refer são de dez anos e nós conseguimos por 20 anos”.

António Loureiro explica que são maiores os custos de deixar um espaço nobre no centro da cidade ao abandono, que não serve ninguém e causa prejuízos à imagem do Município e à vida dos munícipes. Compara acordos feitos com a empresa e diz que o anterior executivo se dispôs a pagar mais por uma área de estacionamento.

O protocolo previa o pagamento de uma renda de 750 euros por mês, mais IVA, um valor mais baixo, por metro quadrado, do que aquele que a Autarquia paga atualmente por 56 metros quadrados para lugares de estacionamento, na rua 1.º de Maio. “É lamentável a posição do PSD, tendo em conta que negociaram com a Refer um valor por metro quadrado 13 por cento acima daquele que nós conseguimos”, adianta o Autarca.

O acordo com a IP Património, além da concessão do edifício da estação, implicava a cedência de cerca de 3 mil metros quadrados de área, onde se encontra um estaleiro. Uma área que seria “devolvida aos Albergarienses”, afirma António Loureiro.