Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro aprova Relatório de Atividades e Conta de Gerência.

2015-04-15 10:27

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro aprovou, por maioria, o Relatório de Atividades e Conta de Gerência da Comunidade Intermunicipal referente a 2014. O documento já tinha sido aprovado pelo Conselho Intermunicipal e ao fim de cinco anos de atividade, enquanto CIRA, os autarcas revelam ter conseguido “aumentar a sua capacidade de realização pela congregação das energias de todos, contribuindo para o desenvolvimento desta importante região de Portugal, e dando seguimento ao trabalho no âmbito do Associativismo Municipal que foi desenvolvido pela Associação de Municípios da Ria e pela Grande Área Metropolitana de Aveiro”.

A realização financeira ao nível das Grandes Opções do Plano 2013 foi de 1.475.636,03 euros (superior a 2013 em 47%), tendo o Orçamento uma dimensão de 1.791.949,34 euros (superior a 2013 em 24%). A preparação do novo quadro de Fundos Comunitários “Portugal 2020” acabou por centrar atenções no último ano do QREN.

A institucionalização do “Dia da Região de Aveiro”, a 16 de outubro, e a assinatura do Contrato de Parceria Institucional entre a CI Região de Aveiro e a Universidade de Aveiro, foram colocados como “marcas distintivas” de 2014. “A determinação que temos em dar seguimento a importantes objetivos que conquistámos, nomeadamente os investimentos do Polis da Ria de Aveiro, da empresa Águas da Região de Aveiro e do Parque da Ciência e Inovação, teve em 2014 um ano muito importante para a sua concretização e crescimento no futuro próximo”.

Mais antigos mas com referências continuam dossiês como as Portagens nas ex-SCUT, a capacitação e o futuro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro, Águeda e Estarreja), a defesa costeira e o combate à erosão, a nova ligação ferroviária Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca, a gestão autónoma do Porto de Aveiro e a defesa do curso de Medicina na Universidade de Aveiro.

Os autarcas confirmaram ainda a alteração da data do Congresso da Região de Aveiro 2015 para os dias 28 e 29 de maio, em Aveiro, por motivos de gestão de agenda.