Arte Xávega: Companhas da Torreira assinaram protocolos com a Câmara da Murtosa (400 mil euros).

2021-01-29 17:40

Categoria: 

Concelho: 

As três companhas de arte xávega que operam na Torreira veem ser qualificado o exercício da sua atividade, num investimento municipal de cerca de 400 mil euros, que visa "estimular e perpetuar uma arte de pesca com grande relevância social e económica" no concelho da Murtosa "qualificando, ao mesmo tempo, a imagem urbana da zona norte da praia da Torreira".

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 29 de janeiro, a celebração do protocolo, entre o Município da Murtosa e os proprietários das três companhas que operam na praia da Torreira, de cedência dos novos armazéns de apoio à Arte Xávega, construídos pela Câmara Municipal, na beira-mar norte, nas imediações da EBI da Torreira. No ato marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, e os proprietários das companhas "M. FATIMA", "OLÁ S. PAIO" e "SRA. PIEDADE”.

Os três armazéns de apoio à Arte Xávega, que corresponderam a um investimento de cerca de 400 mil euros, vêm qualificar as condições do exercício desta atividade, beneficiando uma comunidade com grande relevância económica, social e cultural no concelho. Desta forma, pretende a autarquia ajudar a perpetuar as artes de pesca que fazem parte da matriz identitária das gentes da Murtosa.

Os pavilhões têm uma área coberta de cerca de 180 metros quadrados e possuem no piso térreo uma área de garagem para recolha de veículos e aparelhos e palamentas das embarcações, uma pequena sala de refeições com “kitchenette” e dois balneários completos. O piso superior, em “mezzanine” foi idealizado para trabalhos com as redes de pesca, desde a sua recolha até reparações e armazenagem.

A arte xávega possui fortes raízes históricas no nosso território, tendo a sua importância económica constituído um dos mais relevantes impulsos para o processo que culminou com a emancipação do concelho da Murtosa, em 1926. No seu auge, no início do século XX, chegaram a operar 11 companhas na praia da Torreira, tendo sido aqui um dos últimos locais em Portugal onde se praticou a Arte Xávega com Bois Marinhões. Atualmente, exercem a sua atividade no concelho da Murtosa as Xávegas "M. FATIMA", "OLÁ S. PAIO" e "SRA. PIEDADE".