Armando Ferraz foi o foco no 123.º aniversário da Restauração do Concelho.

2021-01-15 15:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

No dia 13 de janeiro a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o 123.º aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo, celebrado, este ano, num formato online, transmitido em direto através das redes sociais do Município.

Para esta edição, o programa que assinalou este marco importante na identidade e no património histórico do Município teve como destaques a reflexão sobre o contexto histórico vivenciado pelos ilhavenses em finais do séc. XIX; o desenvolvimento do projeto de estudo e levantamento da toponímia do Município “Se esta rua fosse minha..”, realizado pelo Centro de Documentação de Ílhavo, em parceria com a Universidade Sénior, a comunidade escolar e a Universidade de Aveiro; e a especial referência a Armando Ferraz, bonecreiro da Gafanha da Nazaré.

O patrono do projeto cultural “Palheta - Robertos e Marionetas”, do 23 Milhas, foi homenageado com uma designação toponímica numa rua da freguesia da Gafanha da Nazaré e com a publicação biográfica em mais uma edição da revista “Nossa Gente” que poderá ser adquirida no Centro de Documentação de Ílhavo, Loja de Turismo, Biblioteca Municipal, Museu Marítimo e Museu Vista Alegre, pelo valor de 4,00 euros. Durante este período de confinamento, esta aquisição deverá ser solicitada através do endereço eletrónico do Centro de Documentação - cdi@cm-ilhavo.pt, através do qual serão articulados todos os procedimentos.

Estas foram as principais referências que se destacaram no programa deste aniversário da Restauração que pretendeu ser agregador, unificador e potenciador do reconhecimento do território como um todo.

 

(áudio - Fenando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo)