André Silva em contacto com coletivos ambientais de Aveiro.

2020-08-05 17:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, André Silva, esteve em Aveiro, a convite de algumas associações, para se inteirar dos problemas ambientais existentes, bem como para reforçar a importância de se apostar numa educação e consciencialização ambiental nesta região.

Em reunião com a Associação de Defesa do Ambiente Cacia e Esgueira (ADACE), André Silva ficou a conhecer problemas ambientais na região de Aveiro, para os quais são necessárias respostas urgentes.

Por um lado, o avanço da água do mar afecta os campos agrícolas, cujos proprietários se vêem obrigados a abandonar devido às inundações de água salgada que destroem as suas colheitas.

“Espera-se que o Projecto de Execução do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar venha dar resposta a este problema e traga melhorias na defesa da biodiversidade e das actividades existentes nesta área”, afirmou André Silva durante esta visita.

Numa outra Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, junto ao Rio Novo do Príncipe, que alberga centenas de espécies de aves, dezenas de peixes foram encontrados mortos, sendo ainda visíveis nas margens peixes em decomposição, facto já reportado às autoridades competentes.

“O gradiente salino existente nesta zona permite a presença de uma enorme diversidade de habitats naturais como sapais, juncais ou caniçais, pelo que é fundamental preservar esta zona e proteger a sua biodiversidade”, acrescentou.

Ainda a convite da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), André Silva visitou a Quinta Ecológica da Moita onde ficou a conhecer o espaço e os projectos aí desenvolvidos.

No entender do PAN, estes espaços são “fundamentais para o desenvolvimento da consciência e responsabilidade ambiental de adultos e crianças, que devem ser acessíveis a toda a população e dinamizados em articulação com os restantes equipamentos do estado, incluindo os municipais”.

Tomou conhecimento de uma dificuldade existente ao nível da mobilidade, uma vez que este espaço, pertencente à Santa Casa da Misericórdia, se viu privado do anterior acesso existente por via de transporte público.

“O PAN defende uma estratégia de educação ambiental planeada, com planos educativos anuais coerentes. Projectos como estes deverão, certamente, fazer parte desta estratégia e receber os devidos apoios do Estado para a sua preservação e desenvolvimento de actividades”, afirmou André Silva após esta visita.