André Neves questiona Marta Temido sobre urgências do hospital de Aveiro.

2020-05-29 18:09

Categoria: 

Concelho: 

André Neves questionou Ministra da Saúde sobre falhas na formação de médicos escalados para as Urgências do Hospital de Aveiro.

O deputado Social Democrata eleito por Aveiro aborda o assunto da semana depois da intervenção do Sindicato dos Médicos da Zona Centro ter assumido posição critica por entende que há médicos sem formação em Suporte Avançado de Vida (SAV) a acolher doentes emergentes no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Para o deputado social-democrata “o Ministério da Saúde tem de garantir uma reorganização do SNS que permita reforçar os serviços de Urgência e, sempre que necessário, providenciar a formação adequada aos profissionais de saúde” e acrescenta que “situações como a denunciada nas urgências do Hospital de Aveiro não se compreendem quando a formação em Suporte Avançado de Vida é um curso intensivo que se completa em apenas dois dias”.

Segundo foi tornado público no passado dia 25, devido às alterações ao funcionamento impostas pela resposta à Covid-19, há médicos tarefeiros contratados para completar escalas de serviço a receber doentes crónicos no Serviço de Urgência.

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, esses médicos não têm formação em Suporte Avançado de Vida.

A administração garantiu esta semana que os profissionais estão todos qualificados.