André Neves eleito para a liderança da JSD distrital.

2015-02-23 19:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O III Congresso Distrital da Juventude Social Democrata de Aveiro, em Arouca, elegeu André Neves, natural de São João da Madeira, para presidente da Comissão Política Distrital, com 73% dos votos, e Rui Vilar Gomes, de Arouca, como novo presidente da Mesa do Congresso. Estiveram presentes 97 delegados, provenientes das 19 concelhias do distrito de Aveiro.

A Lista A – “Um Distrito com Causas”, encabeçada por André Neves, foi a única a apresentar-se à eleição, integrando na sua composição membros indicados por 15 das 19 concelhias do distrito de Aveiro. André Neves, Vice-Presidente da comissão política nacional, agora eleito Presidente da comissão política distrital da JSD, enalteceu a união em torno do projeto que encabeçou e a confiança que deposita na nova Comissão Política Distrital.

“A JSD de Aveiro sai hoje reforçada, com uma Comissão Política apoiada pela esmagadora maioria das concelhias e disponível para trabalhar com a totalidade das concelhias do Distrito. Estamos empenhados em defender os interesses dos jovens e fazer face aos grandes desafios que se avizinham.”

Da parte da manhã foram discutidas e aprovadas três moções sectoriais, alusivas à construção de uma variante entre os concelhos de Arouca e Santa Maria da Feira, às potencialidades da Região da Bairrada e, também, à prevenção da violência no namoro. Da parte da tarde foi apresentada a moção de estratégia global, tendo-se discutido, sobretudo, educação e ensino superior, emprego e empreendedorismo, a demografia do distrito e a credibilização da política.

No encerramento do Congresso estiveram presentes Luís Montenegro, presidente do Grupo Parlamentar do PSD; Simão Ribeiro, presidente da JSD Nacional; Ulisses Pereira, presidente da estrutura distrital do PSD de Aveiro, bem como vários Deputados, Presidentes de Câmara, autarcas e representantes das estruturas nacionais do PSD e da JSD.

Luís Montenegro enalteceu a importância da JSD para a estrutura partidária social democrata, incentivando a JSD Distrital de Aveiro, “reforçada após este ato eleitoral”, “para estar ao lado do PSD, com convicção, na mais importante desafio eleitoral que esta estrutura irá ter pela frente durante o seu mandato”.

Deixou ainda uma palavra de esperança aos jovens, recordando alguns dos resultados positivos alcançados pelo atual governo em matéria de crescimento económico. “Os números mostram que a economia nacional está a crescer, crescemos 0,9% em 2014 e as perspetivas são ainda mais otimistas para este ano, com as exportações a permanecerem em terreno positivo”.

O líder da JSD Nacional, Simão Ribeiro, abordou a importância das próximas eleições fazendo uma alusão aos últimos governos socialistas. “Depois dos sacrifícios a que os jovens foram sujeitos ao longo dos últimos anos, não podemos permitir um regresso ao passado, a uma política de despesismo e à hipoteca das gerações futuras”.

Por seu lado, Ulisses Pereira, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Aveiro, reafirmou “a total confiança e orgulho do PSD do Distrito de Aveiro na sua JSD”, comprometendo-se com “ o total respeito do PSD Distrital pela autonomia da JSD, esperando que as secções do PSD também o tenham”. O Líder dos sociais-democratas do Distrito de Aveiro disse ainda “esperar muito da ação partidária da JSD no Distrito de Aveiro”.

Do município ilhavense, Emanuel Costa (na foto), Presidente da JSD de Ílhavo foi eleito para a mesa do Congresso Distrital, presidida por Rui Vilar Gomes, estando a estrutura concelhia novamente representada nos órgãos distritais da JSD, como consequência do bom trabalho realizado a este nível no decorrer do atual mandato.