"Andamos a apanhar porrada do PS porque não demos andamento ao saneamento" - Marcos Ré sobre nova empreitada de 7 milhões.

2021-06-04 16:42

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Marcos Ré confessa que a empreitada hoje lançada a concurso é especial por aproximar o Município do final da rede de saneamento mas admite que a longevidade do processo dá que pensar.

A Câmara de Ílhavo aprovou, hoje, a abertura de Concurso Público para a execução da 3.ª fase de Construção da Rede de Águas Residuais e Pluviais na Gafanha da Encarnação, num processo que integra o Agrupamento de Entidades Adjudicantes, constituído pelo Município de Ílhavo e pela AdRA - Águas da Região de Aveiro, S.A..

O concurso será lançado pelo preço base total de 7.070.836‬,00 euros (IVA incluindo), assumindo a Câmara Municipal o valor de investimento de 3.955.920,00 euros e a AdRA o montante de 3.114.916,00 euros, numa empreitada que tem prazo de execução de 30 meses.

Esta obra vai permitir levar o saneamento básico a cerca de 2.500 munícipes que habitam a Freguesia.

Esta terceira fase da Rede de Saneamento na Gafanha da Encarnação, somada à obra de construção da 2.ª fase, ainda em curso, e a conclusão da rede construída na Gafanha de Aquém, é considerada "marco importante" para que o Município se aproxime da cobertura populacional total e para permitir avançar para a elaboração do projeto para a construção da conclusão da Rede de Saneamento na Gafanha do Carmo e na Gafanha da Boavista com abertura de concurso público.

Marcos Ré, vereador com o pelouro do ambiente, e com responsabilidades nesta área há 24 anos, confessa um sentimento estranho por ver que a obra nem sempre andou ao ritmo desejado mas com o compromisso da autarquia assente nas suas capacidades financeiras (com áuido).