Anadia: Projeto para a comunidade senior ajusta-se ao tempo da pandemia.

2020-11-10 07:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) reuniu em plenário, no passado dia 5 de novembro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, tendo dado parecer favorável às alterações referentes ao ano civil de 2020, relativo à candidatura “Anadia Maior”, submetida pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4ª Geração (CLDS4G).

As alterações têm como principal objetivo a salvaguarda da saúde e a segurança de todos os participantes no projeto.

Tendo em conta as restrições derivadas do Covid-19, algumas das atividades previstas tiveram de ser reduzidas ou mesmo suspensas, dado que não se encontram reunidas as condições para a sua realização neste momento.

O “Anadia Maior” tem como principal objetivo combater a solidão e o isolamento, bem como desenvolver projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas e implementar ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas.

Recorde-se que o projeto deveria ter tido o seu início em março, mas devido às contingências do surto pandémico, acabou por começar no passado mês de julho, indo agora para o seu quinto mês de atividade.

A coordenadora do projeto “Anadia Maior”, Catarina Teixeira, deu a conhecer as ações que têm sido desenvolvidas no concelho, em parceria com várias entidades e associações locais, salientando que até ao passado dia 30 de outubro encontravam-se inscritas 88 pessoas.

Sublinhou ainda que todas as atividades cumprem as medidas e orientações da DGS, nomeadamente a higienização das mãos, uso de máscara e o distanciamento físico, a fim de evitar o risco de contágio.