Anadia prepara homenagem ao emigrante.

2017-08-08 18:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Anadia vai prestar homenagem aos emigrantes do concelho com o descerramento de um Memorial ao Emigrante, no dia 22 de Agosto, pelas 18h00, na Praça Visconde de Seabra, na cidade de Anadia. O monumento escultórico é da autoria do “anadiense” Fernando Jorge.

De recordar que Anadia é um concelho de grande emigração. Basta recordar os finais do século XIX e as décadas de 60 e 70 do século passado. Luxemburgo, França, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Venezuela, Brasil e Canadá são alguns dos países de acolhimento dos vários milhares de anadienses.

“É, pois, a estes anadienses que deixaram a sua terra e as suas famílias, e que foram à procura de melhores condições e de um futuro melhor, que a Câmara de Anadia presta tributo, descerrando este Memorial”.

A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, refere que o Memorial “é um reconhecimento pela coragem de continuarem a lutar para angariar meios para uma vida melhor”, desejando que “se puderem, regressem à terra natal, para que possam aproveitar o que de melhor o concelho tem, podendo usufruir da segurança e qualidade de vida que temos para oferecer”.

A autarca deixa ainda um pedido àqueles emigrantes, com mais condições económicas, para que “invistam e criem riqueza no concelho”.

foto: M Rolo