Anadia: "Os partidos foram as primeiras entidades na democracia a abrir falência ideológica" - Jorge Sampaio (MIAP).

2022-05-24 10:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Movimentos Independentes são a resposta à falência ideológica dos partidos tradicionais e vão durar enquanto durar a incapacidade para reformar o sistema partidário.

Leitura de Jorge Sampaio, vice presidente da Câmara de Anadia, autarca que passou das maiorias do PSD para um projeto independente dos mais antigos em Portugal.

O autarca refere que a primeira eleição, em 2013, surgiu das divergências de autarcas eleitos com a estrutura concelhia do PSD.

Afirma como crucial respeitar aquilo que é a vontade do eleitorado (com áudio)

Jorge Sampaio, em entrevista ao programa “Conversas”, desta semana fala dos movimentos independentes e da capacidade de responder aos anseios das populações.

Mais surgiram em 2017 e 2021 tendo o exemplo de Rui Moreira, no Porto e, mais recentemente, o movimento "Unir para fazer", como exemplo de vitória em Ílhavo.

Sobre os partidos, reconhece a sua capital importância no Portugal democrático mas refere a incapacidade de perceber que o problema não é a sociedade civil mas a resposta das organizações à vontade que deve estar acima dos interesses corporativos (com áudio)

Jorge Sampaio em entrevista que pode ser ouvida esta quarta às 19h.