Anadia lança rede de transportes para freguesias periféricas.

2017-09-04 13:46

Categoria: 

Concelho: 

Anadia inaugura, esta segunda, o projeto de mobilidade. O AnadiaSIM oferece uma alternativa económica de transporte às localidades afastadas da sede do Município.

A rede resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal ao operador Transdev que, em conjunto com aquela autarquia, desenvolveu uma solução integrada de mobilidade.

“Este é um projeto de inclusão social que consiste numa rede de transportes que vem proporcionar à população de Anadia ligações mais fáceis e económicas aos principais polos da cidade”, refere João Paulo Araújo, administrador da Transdev.

O serviço AnadiaSIM é composto por cinco linhas, destinadas a servir as localidades mais afastadas do centro urbano, funcionando uma linha diferente a cada dia da semana.

"O centro de Anadia passa agora a ser servido por uma circulação com 5 horários diários. Nos horários de ponta, o serviço assegura a ligação às estações da CP de Curia e Mogofores, para maior comodidade de quem opta pelo uso do comboio no dia-a-dia. Este serviço oferece horários ajustados à população em geral, não estando condicionado aos horários escolares", explica o mesmo responsável.

O custo das viagens será de €1 por viagem para os circuitos semanais e a pedido. No circuito urbano, o valor será de €0,50 por viagem. Os portadores de Cartão Jovem ou Sénior do concelho de Anadia beneficiarão de um desconto de 50%.

"Os projetos SIM são a resposta da Transdev às necessidades das populações com reduzida oferta de transporte público, de densidade demográfica dispersa ou de baixo rendimento social. Desde a análise e estruturação da rede até à imagem e comunicação, fazemos um plano à medida das necessidades de cada autarquia, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável", reforça Pierre Jaffard, CEO da Transdev.

No último ano, os projetos SIM já implementados pela Transdev nos municípios de Sever do Vouga, Marco de Canaveses, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Lousã, Ílhavo, Pinhel, Trancoso e Góis movimentaram uma média de 10.700 passageiros por mês.

Nas últimas 2 semanas, foram implementados mais 2 projetos: em Belmonte e em Oliveira de Azeméis.

No concelho de Ílhavo existe o "Ílhavo In" com passagens pelas freguesias do concelho em cada um dos dias da semana.