Anadia é uma autarquia familiarmente responsável.

2022-12-27 17:28

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia foi um dos municípios distinguidos com a Bandeira Verde pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), reconhecendo assim as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias.

De entre as diferentes medidas sociais adotadas pelo Município de Anadia, destacam-se o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros.

De referir que para atingir esta distinção foram várias as áreas sujeitas a avaliação, nomeadamente o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos (tarifários social e familiar), educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

O OAFR, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, tem como objetivo “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”.

A entrega do Galardão vai ter lugar, no próximo dia 26 de janeiro, pelas 16h30, no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra.