Anadia avança para a Rede Local de Percursos Pedestres.

2020-03-09 17:19

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia viu aprovada a candidatura apresentada ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no âmbito do GAL Rural da Região de Aveiro – “Renovação de Aldeias”, para a implementação de uma rede local de percursos pedestres no concelho. Denominada de “Anadia Walking Trails”, a candidatura tem um valor global de cerca de 200 mil euros, sendo financiada em 80 por cento.

A candidatura contempla a criação e georreferenciação dos traçados, limpeza e beneficiação dos percursos, instalação de seis caches (geocaching) por percurso, toponímia, divulgação das rotas e criação de um vídeo promocional do “Anadia Walking Trails”, bem como o desenvolvimento de uma aplicação web para dispositivos móveis.

Vão ser criadas seis rotas, com uma extensão aproximada de 10 kms cada, em vários pontos do concelho, designadamente “Rota do Poeta / Trilho Vale do Boi (Moita), Rota do Espumante e do Azeite / São Domingos (Moita), Rota de Pedralva e São Lourenço do Bairro (São Lourenço do Bairro), Rota do Espumante (UF Arcos e Mogofores), Rota de Algeriz (Vila Nova de Monsarros) e Rota da Lagoa de Torres e Vilarinho do Bairro (Vilarinho do Bairro).

Este projeto pretende funcionar como um instrumento importante para a reabilitação, preservação e divulgação do espólio cultural, histórico, paisagístico e ambiental do concelho de Anadia. Por outro lado, pretende-se ainda que seja um complemento às diversas infraestruturas e equipamentos desportivos existentes, no sentido de cada vez mais, Anadia se destacar como Município do Desporto.