Anadia: Assembleia Municipal aprova Plano e Orçamento.

2018-11-28 09:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por maioria, com 25 votos a favor, um contra e cinco abstenções, na passada sexta-feira, dia 23 de novembro, o Orçamento, as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Mapa de Pessoal para 2019, no valor total de 22.389.300,00 euros.

Ordenamento do Território (26,31%), Ensino Não Superior e Serviços Auxiliares de Ensino (11,64%), Desporto, Recreio e Lazer (9,28%), Turismo (8,30%), Cultura (6,06%) e Transferências para Juntas de Freguesia (5,15%) são as áreas que absorvem as maiores fatias do “bolo” orçamental.

No que respeita às GOP para 2019, há a destacar o início da construção do Parque Urbano de Anadia, diversas requalificações, sobretudo ao nível da ARU – Área de Requalificação Urbana de Anadia, designadamente das Ruas Júlio Maia, António Feliciano Castilho e Fausto Sampaio, assim como a requalificação da Quinta do Rangel, em Ancas.

De referir ainda a construção do Centro de Avaliação e Controle de Treino envolvente à pista de BMX em Sangalhos, o início da construção da pista de XCO BTT na Curia e a conclusão da requalificação do edifício das piscinas municipais no âmbito da eficiência energética.

Relativamente à Educação, há a salientar a requalificação da Escola do 1º CEB de Mogofores que é um dos maiores investimentos previstos, nesta área, para o próximo ano.

Está ainda previsto o início da requalificação do Posto de Turismo da Curia, a criação do Museu das Duas Rodas, o programa de renovação de aldeias e percursos pedestres, para além das ações de promoção do concelho de Anadia.

Na vertente industrial, prevê-se o alargamento da Zona Industrial do Paraimo e da zona Industrial de Amoreira da Gândara (após aprovação do plano de pormenor), bem como de outras zonas de instalação de atividades económicas.