Ampliação do Hospital de Aveiro avança para a fase de projeto.

2022-07-27 16:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A ampliação do Hospital Infante D. Pedro avança para a fase de projeto.

Aprovado o programa funcional que orienta o caderno de encargos da ampliação para os terrenos do antigo estádio Mário Duarte.

Lacerda Sales esteve de visita ao Hospital para inaugurar a nova unidade de medicina intensiva.

E foi este o momento escolhido para adiantar a novidade e o compromisso de investir na qualificação de instalações, definida pela região de Aveiro com a sua primeira prioridade:

O Secretário de Estado da Saúde diz que as reformas estruturais e a defesa do SNS são valor para cumprir (com áudio)

Num hospital que tem as áreas assistenciais em contentores a nova área de expansão é decisiva no futuro.

Ribau Esteves queria o edifício do Centro Académico Clínico no projeto mas admite que a Universidade consiga dar avanço a essa peça considerada fundamental na ampliação.

O autarca de Aveiro gostou das novidades mas diz que não fica impressionado.

Considera que é necessário manter foco e intensidade para chegar à obra para acabar com “défice crónico” na saúde(com áudio)

O autarca pediu igualmente investimento em recursos humanos no momento em que são notícia as “falhas” em serviços que levam a “encerramentos”.

E lembrou a criação de novos cursos de medicina como algo que deve ser trabalhado também a pensar na saúde dos portugueses.

A inauguração das novas instalações do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Aveiro, que passa a dispor de 14 camas, foi momento festivo.

Trata-se de investimento superior a três milhões de euros com financiamento europeu.

Margarida França, presidente do conselho de administração do centro hospitalar, lembra que há muito trabalho silencioso e que nos últimos três anos foram investidos perto de 10 milhões de euros na modernização de equipamentos e serviços (com áudio)

Sobre o anúncio do concurso, reage com satisfação.

“Este documento é fundamental para abertura do procedimento concursal referente à elaboração do projeto de execução da obra para o qual se estima um investimento de 3M€. Trata-se de um projeto há muito ambicionado pelos profissionais, pela população e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que permitirá eliminar os módulos préfabricados existentes e dotar o Centro Hospitalar de instalações adequadas ao desenvolvimento da sua atividade assistencial de ambulatório (consultas, exames, cirurgia de ambulatório e hospitais de dia)”.