AMI: PS preocupado com adiantamento financeiro da Câmara ao empreiteiro responsável pela obra da Rotunda da Barra. Autarquia assegura total legalidade em todo o processo.

2018-02-24 01:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo continua a dizer que o adiantamento de cerca de 230 mil euros à empresa responsável pela obra da Rotunda da Barra não é “lesiva” dos interesses do Município e assegura que “não houve favorecimento ao empreiteiro” e que “o importante é que os trabalhos complexos avancem para concluir a obra”, referiu esta noite, na Assembleia Municipal, o líder autárquico Fernando Caçoilo, para quem o PS “mostra a vontade de colocar dificuldades ao desenvolvimento da obra. Até parece que querem que a obra não continue“, sublinhou o autarca.

Para os Deputados Municipais do PS, a situação é "preocupante".

Hugo Lacerda recordou recentes declarações de Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, que afirmou que “o empreiteiro da empresa está desaparecido. O diretor de obras não tem computador e ninguém atende o telefone na empresa. Esta empresa está implicada em processos judiciais em que há suspeitas dos crimes de corrupção, peculato e tráfico de influência”. (com áudio)

Para Pedro Martins “foi o empreiteiro que, no seu requerimento a pedir o adiantamento, referiu falta de liquidez e dificuldades no acesso ao crédito. O requerimento pode vir aqui à Assembleia para ficar tudo esclarecido”, atirou. "Concordamos com a urgência da obra. Tem de haver respeito pela Lei e não houve respeito pela Lei neste processo. Houve violação de Lei. O Auto de Consignação foi feito antes do visto prévio (...) há aqui violação da Lei que é sancionada com multa. O PSD desvaloriza a Lei e nós não", disse.

O adiantamento solicitado pelo empreiteiro e concedido pela Câmara Municipal tem, segundo a autarquia, como razão “dar resposta a uma questão técnica de desenvolvimento da obra”.

Para Fernando Caçoilo, o projecto de obra tem um “escrupuloso cumprimento legal (…) sem qualquer prejuízo para os munícipes. O PS diz que os munícipes serão prejudicados e isso é mentira, pura mentira”, disse.

Está definido o próximo mês de Julho para a conclusão da obra que visa “a melhoria da mobilidade e acessibilidade à Barra e à Costa Nova”. (em actualização)