AMI: PS considera que a 'grande obra' da Câmara é o "pagamento anual da divida" autárquica.

2015-05-08 16:04

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista (PS) de Ílhavo considera que a 'grande obra' da Câmara Municipal é o "pagamento anual da divida" autárquica.

Sérgio Lopes, Deputado Municipal, sublinha que a Câmara "assegura o pagamento anual de 2,5 milhões de euros de dívida (no total ascende aos 20 milhões)". "Essa é a grande obra da autarquia", sublinhou o líder da Concelhia do PS.

"O serviço da dívida representou em 2014 um décimo da despesa da CMI. Esta é a grande obra do PSD que todos os anos 'captura' 10 por cento do orçamento para pagar dívida. Esta 'grande obra' que o PSD faz anualmente (2,5 milhões), retira capacidade de investimento à autarquia hipotecando o investimento futuro", vincou.

"A taxa de cobertura do saneamento básico não é boa, o caos urbanístico existe em muitos lugares do Concelho, as condições de mobilidade não são boas, os recursos naturais não foram valorizados, a Ria de Aveiro está votada ao abandono, as políticas sociais da Câmara são más. A autarquia não resolveu os problemas estruturais do município e os autarcas do PSD 'operaram' um esbulho aos munícipes, em particular na cobrança enorme do IMI", disse. Para Sérgio Lopes, a Câmara "continua deficitária em termos de conclusão de projectos públicos".

O Presidente da Câmara contestou o 'discurso' do PS. Fernando Caçoilo levantou a voz contra a posição política dos socialistas e recordou o facto de a Câmara não ter aumentado os impostos municipais. "Não somos tolinhos", disse. Sobre o IMI realçou que a Câmara "não aumentou nenhum valor de índice, quer seja de IRS ou IMI. Manteve os valores", recordou. "Neste momento estamos a reunir com as Finanças para rever os coeficientes de localização que terão de ser ajustados em muitas situações". "Temos imensa obra feita. Desenvolvemos muitos projectos. Só a oposição não os vê. É assim a vida, viva a democracia", vincou.

Da bancada do CDS-PP veio a proposta para uma diminuição do IMI e a devolução do IRS aos contribuintes, apontando-se a necessidade de criar um benefício fiscal às famílias com filhos. "Temos de ser coerentes com o 'bom desempenho que a CMI alega ter' e, ao nível do IRS que pode ser devolvido aos contribuintes, o PP propõe benefícios fiscais às famílias com filhos, no valor do IMI a pagar. É uma possibilidade que defendemos e formalizaremos essa proposta em breve", prometeu António Pinho.