AMI: Delegação de Competências para as Juntas e aumento do 'incremento' financeiro satisfazem autarcas. 'Este PSD não tem nada a ver com o de Ribau Esteves nas políticas de apoio às Juntas' - João Bernardo (PS).

2015-05-08 01:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo garante "importante" apoio financeiro às Juntas de Freguesia do Concelho. Este ano 'aplicará' em São Salvador 99.500 euros, na Gafanha Nazaré, 87 mil euros, na Gafanha da Encarnação, 41 mil euros e na Gafanha do Carmo, 22.500 euros.

Fernando Caçoilo, líder autárquico, recordou na sessão da Assembleia Municipal de Ílhavo (AMI), realizada esta noite, que o valor investido tem um acréscimo de 25 por cento em relação a 2014.

São aumentos "que hoje já não se usam", vincou o autarca. O Governo "dá um incremento de 1,3 por cento para as Juntas e nós aumentamos o apoio em 25 por cento. É um valor muito significativo. Assim reconhecemos o trabalho das Juntas a favor dos cidadãos", disse.

Na ocasião o Deputado Municipal socialista João Bernardo elogiou o processo desenvolvido pela autarquia ilhavense, sob a liderança de Fernando Caçoilo. "O actual PSD foi capaz de fazer estes contratos retirando-os da acção político-partidária. No tempo de Ribau Esteves havia descriminação grave com a exclusão das Juntas que não eram do PSD. Não eram apoiadas com igualdade. Assim se constrói um Concelho mais equilibrado e justo. O que fazem agora é totalmente diferente do que o que Ribau Esteves fazia", sublinhou.

Os Presidentes das quatro Juntas esboçaram sorrisos e elogiaram a "atitude" da Câmara que, viu aprovada por unanimidade esta noite, os Contractos Inter-administrativos de Delegação de Competências com as Juntas de Freguesia.

"Congratulo-me com o aumento que para nós foi de 28 por cento e não de 25. Esta transferência representa tudo para nós. Sem este dinheiro só poderíamos trabalhar quatro meses, no máximo", frisou Luís Diamantino, Presidente da Junta da Gafanha do Carmo (PSD).

Augusto Silva da Gafanha da Encarnação (PSD), sublinhou a importância da última 'tranche' anual, ser "a mais inferior" porque "só quando temos dinheiro depositado no banco é que assumimos os compromissos para a realização de obra. Não contraímos dívidas. Nós somos assim na Junta que dirijo".

Carlos António Rocha da Gafanha da Nazaré (PSD), falou da "uniformidade de opiniões que levou ao contributo solidário que o Carmo e a Encarnação vão beneficiar". A Câmara "ouviu as nossas propostas e preocupações e ajudou à concretização dos nossos projectos", sublinhou.

João Campolargo (PS) líder da Junta de São Salvador agradeceu e disse "estar preparado para trabalhar". "Temos trabalhadores dedicados e estimulados para trabalhar também com a Câmara. Trabalharemos para um Ílhavo mais bonito e mais limpo. Escolas e todas as instituições locais podem contar com o nosso esforço permanente. Desenvolveremos parcerias importantes para o bem comum", referiu.

A Assembleia Municipal de Ílhavo reuniu esta noite para debater e votar a Prestação de Contas de 2014, a primeira Revisão ao Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2015, o Regulamento de Informática da Câmara Municipal, o Protocolo de Cedência de Espaço Municipal entre autarquia e GNR e a votação dos Contratos Inter-administrativos de Delegação de Competências entre o Município de Ílhavo e as Juntas de Freguesia.