AMI: ADIG reclama mais protagonismo para a Gafanha da Nazaré.

2019-10-01 17:38

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cidadãos da Gafanha das Nazaré, membros da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré (ADIG), defendem que a Câmara de Ílhavo não está a respeitar a cidade sempre que deixa a bandeira da Freguesia fora de eventos como o Festival do Bacalhau.

Depois de ter marcado presença na abertura do Festival, com uma bandeira hasteada e segurada por um dos elementos da ADIG, perto da zona de bandeiras do Protocolo, o tema seguiu para o plenário de debate político em Ílhavo.

E foi na Assembleia Municipal que Leopoldo Oliveira pediu esse respeito institucional pela Freguesia da gafanha da Nazaré.

Na bancada do PS ouviu-se a voz de um dos fundadores da ADIG e hoje Presidente da Mesa da Assembleia-Geral a afirmar que o critério "não é igual para todos os eventos em todas as zonas" do Concelho.

João Roque nota constrangimentos no uso do nome da Freguesia e na visibilidade mediática atribuída. (com áudio)

Fernando Caçoilo lamenta que o tema seja colocado na agenda por um Deputado municipal "com responsabilidades municipais".

O autarca refutou a crítica e acusou a ADIG de "fomentar guerrilhas" a propósito da sinalização dos limites das Freguesias e, também, na questão das bandeiras do Protocolo institucional.

E num discurso virado para o Deputado do PS, defendeu a “unidade territorial”. Criticou a investidura de um Deputado que fala de forma sectorial. (com áudio)