Ambiente garante 300 mil euros para a requalificação do Rio Levira.

2020-07-27 15:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, assistiu, em Concelho de Oliveira do Bairro, à assinatura de um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os Municípios de Oliveira do Bairro e Anadia, que vai permitir a disponibilização de uma verba de 300 mil euros para a reabilitação e valorização ecológica do rio Levira.

A intervenção para reabilitar o rio Levira, em 20 km de extensão, incluiu ações de corte e limpeza de vegetação nas margens e no leito, a estabilização de taludes vulneráveis à erosão fluvial, a remoção de infestantes, a plantação de espécies autóctones, o reperfilamento pontual do leito e taludes marginais e a remoção de resíduos.

As soluções a implementar pretendem melhorar a continuidade longitudinal e transversal do corredor ecológico, baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade com recurso a soluções técnicas e de engenharia natural e plantação de vegetação autóctone.

Após uma curta passagem para uma visita técnica ao rio, Matos Fernandes, acompanhado pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, seguiu para a cidade de Oliveira do Bairro, onde presidiu à cerimónia de assinatura de protocolos entre a Agência Portuguesa do Ambiente e 17 Municípios de todo o país, para financiamento de intervenções de reabilitação fluvial.

Em discurso no Quartel das Artes, João Pedro Matos Fernandes confidenciou que a escolha do rio Levira para ser alvo de intervenção, com o apoio financeiro estatal de 300 mil euros, veio na sequência de um pedido do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, feito aquando da sua visita ao rio Cértima, em março deste ano.

A este propósito, e abrindo a explicação para os restantes Municípios que asseguraram financiamento para as suas intervenções, o Ministro do Ambiente adiantou que “estes projetos resultam, de facto, de uma escolha, que passa muito por aquilo que foi o empenhamento das autarquias”.

Por seu lado, Duarte Novo não escondeu a satisfação pelo regresso de João Pedro Matos Fernandes a Oliveira do Bairro, e por, num curso espaço de tempo, o Município ter garantido intervenções de reabilitação e valorização ecológica para os rios Cértima e Levira. “Com este protocolo vamos contribuir para a melhoria dos nossos rios e aquíferos e, assim, para a melhoria do ambiente e do bem-estar das nossas populações”, referiu no seu discurso.

Ainda antes da cerimónia no Quartel das Artes, o governante foi convidado por Duarte Novo a visitar a Sala de Reuniões de Câmara do edifício dos Paços do Concelho, para ver uma foto da sua mãe, Maria Fernanda Navega Soeiro Matos Fernandes, que foi Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, nos anos de 1975 e 1976.

Uma réplica da foto foi-lhe depois oferecida pelo Município e pela Agência Portuguesa do Ambiente.