Amadeu Albergaria elogia relacionamento mantido entre autarquias da região e o RI10.

2018-03-09 09:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Amadeu Albergaria valoriza o relacionamento mantido entre autarquias da região e o RI10.

O deputado eleito pelo PSD acompanhou, esta quarta-feira, a Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República a uma visita ao Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, concelho de Aveiro.

Na ocasião, o parlamentar social democrata elogiou a colaboração que os militares dão às autarquias.

“Considero muito importante que os deputados de Aveiro acompanhassem esta visita da Comissão de Defesa Nacional ao RI 10. Para além de me inteirar da realidade deste Regimento, foi também uma oportunidade para reconhecer e valorizar os militares que estão ao serviço de Portugal. Os portugueses podem e devem estar orgulhosos das suas forças armadas”, referiu Amadeu Albergaria no final da visita.

Recordando que muitos dos assuntos abordados na visita são de “carácter sigiloso”, o deputado aveirense não deixou de referir que ouviu “com agrado ser dito que existe um excelente relacionamento institucional e de parceria com as três câmaras municipais onde esta área militar tem instalações – Aveiro, Murtosa e Ílhavo”.

“Quero sublinhar toda a colaboração que os militares dão às autarquias, associações, população e proteção civil, não só do distrito, mas também de todo o país e ainda a importância de que se reveste o facto de Aveiro poder contar, no seu território, com esta instalação militar. É uma clara mais-valia para toda a região”, concluiu Amadeu Albergaria.

A estrutura já passou pelos três ramos das forças armadas e chegou a permitir utilização de meios civis do aeroclube, função entretanto desativada. Existe a expetativa de ver a avião civil de regresso a uma área em que o turismo militar dá hoje passos para a concretização de programas com a comunidade envolvente.

A autarquia de Aveiro tem em curso um plano para permitir o acesso de pescadores ao molhe Norte que serve de limite à área militar.

Esta segunda, a Câmara de Aveiro e o Regimento de Infantria 10 apresentam o Programa de Comemoração do Centenário do RI10.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e o Comandante do Regimento juntam-se para detalhar esse programa em sessão marcada para as 10h30 nos Paços do Concelho.