Amadeu Albergaria contesta política de educação e acusa Governo de fazer cortes.

2016-11-04 22:15

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Amadeu Albergaria deu esta quinta-feira a Educação como uma das “provas mais visíveis” de que o Orçamento do Estado (OE) é um “embuste”. Falando no plenário da Assembleia da República, na abertura do debate na generalidade do OE, o parlamentar assinalou que o setor tem orçamentados menos 2,7 por cento do que no ano em curso.

“Este orçamento é um embuste e a Educação é uma das provas mais visíveis” atirou Amadeu Albergaria, acusando o governo de colocar “a sobrevivência política acima do interesse dos alunos, o que é inadmissível, censurável e imperdoável e terá o nosso combate”.

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD recordou estar perante um primeiro-ministro que “fez parte de um governo que levou o país à falência e, por isso, pôs a escola pública em causa”, mas que, “apesar disso”, o governo chefiado por António Costa insiste no mesmo erro e, mais grave, prepara-se para fazer pior”.

“O senhor primeiro-ministro mantém a confiança no senhor ministro da Educação. Compreende-se. É ele que aceita que o primeiro ministro entregue a área da Educação nas mãos do sindicalista Mário Nogueira, outrora o hiperbolizador de um vidro partido numa escola, hoje o porta-voz doce que tudo relativiza”.

Na sua intervenção durante a discussão do OE, Amadeu Albergaria apelidou o primeiro-ministro de “otimista”, por acreditar que, “repetindo várias vezes a mesma coisa, o desejo se concretiza”. “É o líder de um governo que baseia a sua ação política num livro mal traduzido de autoajuda. Mas o problema é essa coisa irritante que se chama realidade. A realidade das escolas sem dinheiro para pagar água e luz, a realidade das escolas com uma carência extrema de funcionários”.