AMA: Transferência adicional de verbas para as Juntas de Freguesia e a contratação de um veterinário municipal aprovados por unanimidade.

2018-10-03 23:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Assembleia Municipal de Aveiro reuniu esta noite, em sessão extraordinária, para um debate político com apenas dois pontos que foram aprovados por unanimidade. Foram debatidos, pelos Deputados municipais, a transferência adicional de verbas para as Juntas de Freguesia e a contratação de um veterinário municipal.

As adendas aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Aveiro e as Juntas de Freguesia de Eixo e Eirol, Esgueira, Glória e Vera Cruz, Oliveirinha, Santa Joana e São Bernardo foram aprovadas pelo executivo e 'passaram' pacificamente na Assembleia desta noite.

Ribau Esteves, líder autárquico, disse que a Câmara Municipal "só faz contratos com Juntas que trabalhem com qualidade e cumpram sempre com os compromissos assumidos". (com áudio)

A Junta de Freguesia de Eixo e Eirol recebe a competência para a reparação do edifício Polivalente de Eirol (representando um investimento global de 45.935 euros).

No que respeita à Junta de Freguesia de Esgueira são agora delegadas as competências para a execução da rede de drenagem de águas pluviais e realização das zonas pedonais, e ainda para a requalificação de parte do Centro Cultural de Esgueira (representando um investimento global de 57.748,50 euros).

Relativamente à Junta de Freguesia da Glória e Vera Cruz, a Câmara delega competências que vão permitir a requalificação da capela do cemitério central (representando um investimento global de 27.060 euros).

Para a Junta de Freguesia de Oliveirinha é delegada a competência para requalificar o Complexo Desportivo da Gândara (representando um investimento global de 35.000 euros).

A Junta de Freguesia de Santa Joana vê delegadas competências que lhe permitem cuidar do alargamento de Vias e Passeios (Rua do Freitas, Rua do Solposto, Rua de São Geraldo e Rua da Quinta do Torto), bem como para a substituição do telhado da Sede da Junta de Freguesia (representando um investimento global de 22.000 euros).

Por último a Câmara delegou na Junta de Freguesia de São Bernardo a competência para a construção de um campo de jogos polidesportivo (representando um investimento global de 23.985 euros).

Ribau Esteves reforçou a "ideia" que a Câmara "não inspecciona" as Juntas. "Não temos nenhuma acção de fiscalização política ou legal sobre as Juntas", vincou o autarca. (com áudio)

 

(em actualização)